Informativos

Controle: Uma importante etapa da gestão

Gerenciamos apenas o que conhecemos, por isso as mensurações na fazenda caracterizam uma importante etapa na atividade pecuária moderna e lucrativa. 

Como já dizia o físico escocês Lord Kelvin no final do século XIX: “Quando você consegue medir sobre o que está falando e expressá-lo em números, você saberá mais sobre seu tema. Por outro lado, quando não consegue medir nem transformar em números seu conhecimento será pequeno e insatisfatório”.

Antes de se iniciar o controle devemos argumentar: QUANDO E PARA QUÊ estamos fazendo isso? Esta indagação tem o propósito de nortear a verdadeira necessidade do que está sendo controlado. É muito comum nos depararmos com “muito papel” e pouca informação ou mesmo com muitas informações, porém dispostas de uma maneira confusa ou inacessível. 

Existem diversas técnicas de controle que podem auxiliar na obtenção desses dados. É importante saber em qual nível de detalhamento e sofisticação o empreendimento se encaixa.

Lembramos também que o sucesso do controle não é apenas a escolha de um bom software, e sim uma equipe de campo bem treinada para registrar as ocorrências. 

É muito grande o volume de informações que podem ser gerenciados numa atividade de corte. Sugerimos a fragmentação nas seguintes frentes:

1. Informações Reprodutivas. Controla-se a fertilidade, a perda pré parto, a taxa de desmame, a relação e peso desmame e o intervalo entre partos.

2. Informações Produtivas. Neste momento são mensuradas a mortalidade, taxa de lotação, consumo de minerais e suplementos, ganho de peso, produção de @ por hectare, altura média das pastagens e intervalo entre cortes, dentre outros.

3. Informações Climáticas. Chuva, temperatura e umidade do ar, são as principais.

4. Informações Financeiras. A avaliação dos custos e resultados compõe as etapas desta fase.

  • Custos: cabeça e UA/mês, @ produzida, bezerro desmamado, dentre outros.
  • Resultados: Margem sobre a venda, resultado gerencial (lucro) por hectare e por cabeça comercializada, rentabilidade sobre capital de trabalho e capital total, dentre outros.
  • Demais indicadores: Relação custeio x investimento, custo fixo x custo variável, perfil ABC nos desembolsos, dentre outros.

5. Informações de equipe: Salário em relação a região, tempo médio de contratação, rotatividade, qualidade de vida e moradia, motivação, número hectares e cabeças por funcionário, dentre outros.

Ao separar os dados nesses tópicos, torna-se muito mais fácil a definição dos objetivos e a determinação dos controles necessários ao gerenciamento da fazenda. Entretanto, dados aleatórios não podem ser considerados informações úteis para as tomadas de decisão, é necessário organizá-los. Para tanto propomos as etapas passo a passo.

1) Definição do que será medido. A partir deste momento define-se como, quando e por quem será feito. Inicia-se o processo de treinamento periódico.

2)
 Fechamento mensal. Todas as informações devem ser avaliadas no período máximo de um mês. Desta forma, caso ocorram dúvidas, as mesmas são mais simples de serem esclarecidas. 

3) Transformar o dado em ação. Apenas existe sentido no controle quando os dados são transformados em informações, estas por sua vez em conclusões e por fim em ações que possam melhorar o desempenho da atividade.Caso este ciclo não se conclua, todo resto será perdido.

Entendemos que o estabelecimento de um amplo programa de controle deve ser instituído para acompanhar o planejamento estabelecido, verificar os resultados da fazenda em relação a média obtida no setor e, sobretudo, inserir a fazenda num sólido processo de gestão. 

A operacionalização das atividades sugeridas é mais complexa que sua apresentação num artigo. Por outro lado, sabemos que, através do trabalho, a distância entre aquilo que acontece hoje e aquilo que objetivamos, seja apenas determinada por um breve período de tempo. Mas ainda é fundamental seguir a premissa de que, como diria Kelvin, controlamos e gerenciamos apenas aquilo que conhecemos.

Acesso de uso exclusivo dos clientes Terra Desenvolvimento


ACESSAR

Acesso de uso dos alunos de cursos Terra Desenvolvimento

ACESSAR

Curta nossa página no Facebook
 
Terra Desenvolvimento Agropecuário 1997 - 2018. Todos os direitos reservados

Escritório Maringá: Rua Bernardino de Campos, 619 - Zona 07 - CEP 87030-160 - Maringá - Paraná
Telefone: +55 (44) 3031-8844

Escritório Campo Grande: Rua São Paulo, 1568 – Vila Gomes CEP 79022-140 – Campo Grande - MS
Telefone: +55 (67) 3026-3442
desenvolvimento: indev sistemas web-based