Informativos

Aqui quem manda é o fluxo

Certa vez fui chamado para apresentar nossos serviços de consultoria. Durante a viagem fui pensado qual seria o teor da conversa para despertar o interesse em nosso trabalho. Me preparei para discutir as espécies forrageiras mais adaptadas à região, a importância de um bom programa nutricional, o impacto positivo do melhoramento genético bem como da importância da inseminação artificial para tal. Afinei um discurso sobre taxa de desfrute e produção de carne/ha, entre outros. Chegando lá tive a incrível surpresa, o interessado, pecuarista renomado na região logo destacou: “Não entendo de pecuária e pretendo não entender. Entendo de balancete mensal, balanço anual e fluxo de caixa. O que você e o meu gerente decidirem sobre o processo de produção que melhore meu balancete mensal, meu balanço anual e meu fluxo de caixa, está aprovado a partir de agora, por outro lado, se a decisão de vocês não tiver impacto positivo sobre estes indicadores, está desaprovado desde já, afirmou o contratante.
   
Logo percebi que aquela consultoria seria muito diferente. Tive a certeza de que estava à frente de uma pessoa que foca na solução, na última linha. Aprendi que, verdadeiramente, pecuária deve ser pensada primeiro no resultado e depois no processo. 

Sabemos que, na maioria dos casos, a maior parte dos técnicos e empresários ligados a pecuária, discute profundamente o processo, mas não culmina no impacto que o mesmo tem sobre o resultado final da fazenda. Falamos horas sobre técnicas reprodutivas, sistemas de suplementação, formatos de manejo, dentre outros. Apesar de fazermos algumas contas, não escancaramos exatamente o efeito que os mesmos têm sobre a “ultima linha”, ou seja, o que tudo isto vai fazer com o meu fluxo de caixa geral e com o lucro que tenho por hectare de pastagem, sobretudo, de curto, médio e longo prazo.

Quando focamos no resultado, o processo fica mais fácil de planejar, sabemos exatamente o que esperamos em relação ao lucro. Desta forma apenas adotamos técnicas produtivas que auxiliem diretamente na obtenção do resultado. Deixamos de lado a subjetividade e trocamos o pensamento: “gosto de tal técnica” para: “com adoção de todas estas medidas atingiremos nossa meta financeira”. 

Voltando aquela fazenda, não poderia de deixar de registrar sua grande filosofia: Aqui quem manda é o fluxo de caixa, o balancete mensal e o balanço anual. Nós apenas cumprimos o que eles nos orientam.

Acesso de uso exclusivo dos clientes Terra Desenvolvimento


ACESSAR

Acesso de uso dos alunos de cursos Terra Desenvolvimento

ACESSAR

Curta nossa página no Facebook
 
Terra Desenvolvimento Agropecuário 1997 - 2018. Todos os direitos reservados

Escritório Maringá: Rua Bernardino de Campos, 619 - Zona 07 - CEP 87030-160 - Maringá - Paraná
Telefone: +55 (44) 3031-8844

Escritório Campo Grande: Rua São Paulo, 1568 – Vila Gomes CEP 79022-140 – Campo Grande - MS
Telefone: +55 (67) 3026-3442
desenvolvimento: indev sistemas web-based