Informativos

Quanto vale um profissional?

Nestes anos trabalhando com gestão, planejamento e controle, discutimos sobre a equipe, a forma de relacionamento e a carreira. Encontramos profissionais com formação semelhante e mesmo tempo de profissão com remunerações que diferem em mais de 6 vezes. Por que isto ocorre? O que o profissional que ganha mais faz (ou tem) e o outro não, para terem vencimentos tão diferentes?
   
O ponto é simples: O PROFISSIONAL VALE AQUILO QUE ELE CONSEGUE REALIZAR!

Numa análise um pouco mais elaborada, vemos que são quatro as características que compõem o valor de um profissional: Conhecimento técnico, relacionamento, realização e imagem.

CONHECIMENTO técnico é um dos pilares da vida profissional. Seu desenvolvimento é o resultado do despertar da curiosidade pelo tema, seguido ao “gostar” e consequentemente ao esforço o natural em estudar, aprender e aplicar. Nestas características a busca pelo conhecimento se torna algo natural e prazeroso, num ciclo de contínua evolução.

O profissional que “vale mais” conhece vários assuntos, mas é muito, muito bom num tema específico!

A maior parte dos profissionais trabalha dentro de uma corporação onde outras pessoas também o fazem. O sucesso de seu trabalho depende, em menor ou maior impacto, de outras pessoas. Diante disto, SABER SE RELACIONAR é o segundo elemento do profissional de sucesso. Esta habilidade consiste em se fazer entender, praticar ações agregadoras (construindo espírito de grupo), respeitar e conquistar respeito com propósito de se estabelecer um convívio equilibrado com as diferentes pessoas. Este ponto é tão importante que presenciamos com muita freqüência desligamento de profissionais da empresa não pela falta de conhecimento técnico ou realização e sim pela dificuldade em se relacionar com o restante do grupo.       

Fonte: Divulgação
Apenas saber e se relacionar bem com o grupo não é o suficiente, temos que REALIZAR. A habilidade de realização é a que mais vale e é através dela que se diferenciam os profissionais. Existem aqueles que fazem acontecer e aqueles que não.  O realizar traz a retroalimentação do aprendizado e a tão valiosa experiência.

A quarta e última habilidade dos profissionais que mais valem, aprendi no primeiro ano de zootecnia, com a professora de anatomia em momentos de aconselhamento aos calouros: “Não
adianta ser bom, você deve também parecer bem”. Hoje entendo com mais clareza o que isto quer dizer. A IMAGEM do profissional vale tanto quanto suas realizações. De que adianta, o profissional deter o conhecimento e as realizações se imagem e o comportamento não transmite confiança?  É valido o profissional ser bom e ninguém saber disto? Evidente que a forma de valorização da imagem está em como somos reconhecidos pelos outros e não por si próprio. 

Este fato não dispara que a autopromoção deva ser praticada, muito menos que devamos parecer aquilo que não somos. O fato está em simplesmente garantir que o resultado do trabalho seja percebido pelos outros através da forma correta de comunicação. Isto vai desde a linguagem não verbal até a forma como escrevemos um relatório e nos comportamos em público.

Diante de tudo isto, podemos concluir que o valor profissional está na seguinte equação:


Onde:   
CON=conhecimento, REL= relacionamento, REA=realização, IMA=imagem, VP=valor profissional

O valor profissional VP é o resultado da multiplicação entre os fatores e não da adição. Ser muito bom em alguma das características não garante um elevado VP, afinal este valor pode ser muito diminuído ou até anulado caso uma delas for muito baixa ou inexistente.

Fonte: Divulgação
O futebol é um bom exemplo do impacto desta equação. O atacante deve saber jogar, estar em harmonia com o grupo que vai lhe passar a bola e principalmente fazer gols mantendo sempre sua imagem de goleador que o time e a torcida podem confiar.

Invista no seu conhecimento, aprenda trabalhar em grupo, realize muito e cultive sua boa imagem. A combinação destas atitudes fará sem duvidas, um profissional diferenciado e de valor.

Acesso de uso exclusivo dos clientes Terra Desenvolvimento


ACESSAR

Acesso de uso dos alunos de cursos Terra Desenvolvimento

ACESSAR

Curta nossa página no Facebook
 
Terra Desenvolvimento Agropecuário 1997 - 2018. Todos os direitos reservados

Escritório Maringá: Rua Bernardino de Campos, 619 - Zona 07 - CEP 87030-160 - Maringá - Paraná
Telefone: +55 (44) 3031-8844

Escritório Campo Grande: Rua São Paulo, 1568 – Vila Gomes CEP 79022-140 – Campo Grande - MS
Telefone: +55 (67) 3026-3442
desenvolvimento: indev sistemas web-based