Terra na Mídia

BEEF POINT - entrevista com Luciano Araujo

Link: http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/entrevistas/luciano-araujo-ha-muito-tempo-o-produtor-de-gado-tinha-que-ser-bom-em-abrir-terras-hoje-tem-que-ser-otimo-com-pessoas/

O Workshop BeefPoint Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte será no dia 7 de agosto, em São Paulo. Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com pessoas que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam.

Confira abaixo a entrevista com Luciano Araújo, um dos palestrantes desse Workshop.

Luciano Araujo Terra Desenvolvimento

Luciano Araújo é graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de São Carlos e especialista em manejo de pastagens pela FAZU. Cursou MBA na ESPM. Trabalha com gestão estratégica e gestão de pessoas desde 1992, ocupando cargos de gerência na Brahma-Skol, Cervecera Nacional (Venezuela) e Sky-TV.

Atua em projetos de pecuária de corte e genética, agricultura anual, heveicultura, cooperativas e lavoura de mandioca, distribuídos em 8 estados brasileiros, além do Paraguai. Ministra palestras e treinamentos sobre gestão pecuária, ciclos econômicos, liderança, comportamento, remuneração variável e comunicação.

Além de pecuarista, é consultor sócio da Terra Desenvolvimento Agropecuário.

BeefPoint: Há muita gente boa em gestão de pessoas, mas que não conhece esse termo. É bom em lidar com gente, tem uma equipe de alta performance, baixa rotatividade de pessoal, etc. Desde quando você se interessa sobre o tema gestão de pessoas?

Luciano Araújo: Desde 1992, quando senti na pele que o resultado e desempenho de qualquer empreendimento estão mais relacionados ao treinamento e à motivação do indivíduo e da equipe do que outros recursos. Mesmo em situações adversas e com recursos limitados, equipes bem preparadas e motivadas conquistam resultados muito acima da média.

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Luciano Araújo: Objetivo e metas desafiadoras, transformando-se na grande causa da fazenda, de todos. Apoiado em princípios de meritocracia, com regras claras, a equipe deve vislumbrar oportunidade de reconhecimento, crescimento e de premiação justa.

DSC00448 (NXPowerLite)

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Luciano Araújo: Manter talentos na fazenda. Hoje há uma grande disputa pelos profissionais que se destacam, além da preferência por morar nas cidades.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou nos últimos anos? O que estamos precisando inovar?

Luciano Araújo: Remuneração variável baseada no cumprimento de metas, simples e justas.

Precisamos inovar e desenvolver atrativos para que os jovens queiram trabalhar e crescer profissionalmente nas fazendas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Luciano Araújo: Nossa equipe tem implementado Quadros de Desempenho Individual nos clientes, atrelado ao cumprimento de tarefas e metas. Tem feito toda a diferença.

BeefPoint: O que o setor deveria fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Luciano Araújo: Eventos como este do BeefPoint, além de treinamentos direcionados para os gestores/proprietários. A equipe é reflexo do líder.

DSC08318 (NXPowerLite)

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Luciano Araújo: Há muito tempo atrás, o produtor de gado tinha que ser bom em abrir terras e formar fazendas. Algumas décadas depois, tinha que ser bom em produzir, agregar valor ao seu rebanho e comercializar bem. Hoje o produtor tem que ser ótimo em pessoas, em gente.

BeefPoint: Ao compararmos fazendas de vários estados brasileiros, os problemas de gestão de pessoas são os mesmos?

Luciano Araújo: A dificuldade em atrair e reter talentos é um problema em todas as regiões brasileiras, em todos os lugares “falta gente” e “gente é o problema”. Nós acreditamos que “gente é a solução” e o gestor deve respeitar a cultura local e dar oportunidade para que todos, inclusive os familiares, se desenvolvam e cresçam através do trabalho na fazenda.

treinamento

Acesso de uso exclusivo dos clientes Terra Desenvolvimento


ACESSAR

Acesso de uso dos alunos de cursos Terra Desenvolvimento

ACESSAR

Curta nossa página no Facebook
 
Terra Desenvolvimento Agropecuário 1997 - 2018. Todos os direitos reservados

Escritório Maringá: Rua Bernardino de Campos, 619 - Zona 07 - CEP 87030-160 - Maringá - Paraná
Telefone: +55 (44) 3031-8844

Escritório Campo Grande: Rua São Paulo, 1568 – Vila Gomes CEP 79022-140 – Campo Grande - MS
Telefone: +55 (67) 3026-3442
desenvolvimento: indev sistemas web-based